17.10.07

Cerca de 30% da população do Grande Porto em situação de pobreza

Nuno Miguel Pereira, in Destak

Bloco de Esquerda traça quadro negro da situação social na Área Metropolitana. João Teixeira Lopes diz que o Norte «está em calamidade social» e pede plano de inclusão dirigido ao distrito.

«Três em cada dez habitantes do Grande Porto são pobres.» A garantia foi dada, ontem, por João Teixeira Lopes, durante uma conferência de imprensa que serviu para o Bloco de Esquerda (BE) fazer um balanço de várias visitas a instituições sociais do distrito do Porto.

E os resultados são, de acordo com o dirigente bloquista, «preocupantes», uma vez que a Região Norte «é a mais pobre em termos de rendimento bruto per capita», assegurou Teixeira Lopes.

Recorrendo aos números nacionais, o bloquista afirmou que «existem 21% de portugueses a viver com menos de 300 euros mensais», para sublinhar que, «só na cidade do Porto, subsistem 30% de pessoas nas mesmas condições». Com estes números, Teixeira Lopes classificou de «calamidade social» a conjuntura que, actualmente, se vive no distrito do Porto.

«Pobreza envergonhada»
Os dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que a região é a que apresenta a maior taxa de desemprego e concentra o maior número de pedidos do Rendimento Social de Inserção junto da Segurança Social.

Dados que levam o dirigente do BE a salientar que «existem vários focos de pobreza envergonhada». «São pessoas que estão em situações de fragilidade e aparecem, discretamente, em instituições sociais a pedir ajuda.»

Plano de inclusão
Para combater o flagelo da pobreza, o BE propôs a criação de um Plano de Acção para a Inclusão Social no Distrito do Porto. O objectivo é, segundo o dirigente bloquista, criar um plano claro, de forma a «esclarecer-se metas e objectivos com compromissos nítidos».

Uma proposta semelhante foi já apresentada pelos bloquistas, mas, de acordo com João Teixeira Lopes, o ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, tratou a proposta com «desprezo e má índole».

Livro Negro da pobreza
As visitas do Bloco de Esquerda a diversas instituições sociais do distrito foi o ponto de partida para a elaboração do Livro Negro da Pobreza no Distrito do Porto, que será apresentado em Janeiro ou Fevereiro do próximo ano.