in As Beiras On-line
Coimbra é uma das três cidades nacionais escolhidas para debater a pobreza. O encontro, no IPJ, assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
A Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN) reúne hoje em três cidades portuguesas grupos de pessoas que vivem em situações de pobreza para num debate relatarem a sua vivência.
Os fóruns de discussão em torno das políticas sociais, que reunirão pessoas que vivenciam situações de pobreza, decorrerão em simultâneo nas cidades de Coimbra, Évora e Porto, para coincidir com o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Com a organização dos três fóruns regionais, a REAPN pretende auscultar a opinião das pessoas que vivem em situações de pobreza sobre a sua qualidade de vida e sobre as politicas sociais nacionais existentes que têm como objectivo reduzir as situações de pobreza e exclusão social.
Conhecer o tipo de acesso a bens e serviços essenciais, assim como a qualidade dos serviços prestados serão o ponto de partida para aprofundar o conhecimento dos fenómenos.
Estas e outras questões, segundo a REAPN, serão debatidas por utentes de instituições de solidariedade social nacionais que posteriormente serão expostas a representantes de organismos públicos regionais e locais que lidam diariamente com a aplicação das medidas de política social.
Identificando as limitações que as pessoas que vivem em situação de pobreza enfrentam e as áreas prioritárias para a redução da pobreza, torna-se possível que essas pessoas façam uma análise do seu estado e possam iniciar o seu próprio processo de redução da pobreza.
Os fóruns são constituídos por três workshops e, no final das actividades, será promovido um plenário onde serão colocadas questões directas, formuladas por pessoas em situação de pobreza e exclusão social, aos representantes de várias entidades, como o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Instituto da Solidariedade Social e as delegações regionais de Educação, entre outras.
No fórum que vai decorrer em Évora, os participantes são utentes de instituições de solidariedade social dos distritos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre e Setúbal. No fórum do Porto vão participar utentes dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, enquanto em Coimbra, vão estar presentes utentes de instituições de solidariedade social dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu.
No fórum de Coimbra participam Olga Lança (da Confraria de Nª Sra. Da Nazaré, Leiria), António Ramalho (da Caritas de Viseu), Paulo Pereira (da AMI Coimbra), Ana Margarida Almeida (ADM-Estrela), Elsa Vargas (da Santa Casa da Misericórdia de Santarém) e um representante da Beira Serra (Fundão). No plenário final, marcado para as 16H15, serão apresentadas as conclusões e questões, em Coimbra, por Teresa Cunha.