A.I, in Jornal de Notícias
Escolas do país foram poupadas à campanha mais "dura"
O Instituto da Droga e da Toxicodependência está a ultimar um endereço na Internet para os mais jovens. Será um "espaço infanto-juvenil", onde os adolescentes poderão tirar dúvidas se aderirem ao chat. O IDT aguarda autorização do ministério da Educação para introduzir nas escolas propaganda ao endereço (http//www.tu-alinhas.pt), garantiu ao JN Patrícia Piçarra, uma das responsáveis pelo projecto.
O projecto, porém, nada tem a ver com a campanha "Energia usa só a tua", cuja suspensão a Associação Portuguesa para as Famílias Numerosas pediu anteontem. Lançada há dois anos para jovens adultos, esta consiste em dez postais que foram distribuídos em cinemas, restaurantes, universidades, bares ou espaços recreativos. "Nunca em escolas do ensino básico ou secundário", insistiu, esclarecendo que a página para os adolescentes "tem uma linguagem e abordagem completamente diferentes".
Os postais além de alertarem para os efeitos das diferentes drogas, dão instruções para minorar as consequências do consumo. Por exemplo, no postal dedicado à cocaína é sublinhado aos jovens para não partilharem tubos ou para alternar as narinas que usa. A APFN alega que a campanha incentiva o consumo. O presidente do IDT, JOão Goulão, garantiu à Lusa que a campanha é dissuasora "mas pela positiva".
"A mensagem da diabolização da droga e de que a droga mata já está ultrapassada", argumenta. O ministério da Educação confirma nada passou por ali.