AF, in Jornal de Notícias
Em Dezembro, mês de Natal e passagem de ano, as famílias gastaram 5,2 milhões de euros em compras, mais quase 1300 euros do que no mesmo mês de 2007.
Entre as compras pagas usando cartões de crédito e de débito (o chamado Multibanco) e os levantamentos em caixas automáticas, as famílias tiraram da carteira dinheiro de plástico quase cem mil vezes, no espaço de tempo entre o primeiro dia de Dezembro e o final de 1 de Janeiro.
Os dados da SIBS, empresa que gere o sistema de pagamentos mais usado no país, mostram um aumento de 0,8% do valor global movimentado com cartões, mas o número de operações subiu muito mais: 3%. Ou seja, as pessoas fazem mais compras e mais levantamentos de dinheiro, mas cada um de menor valor. Se em 2007, cada operação "rendia" 55,20 euros, no ano passado valeu 54 euros.
A descida é clara no que toca às compras pagas com cartão: se antes cada ida a uma loja custava quase 47 euros, no ano passado cada compra era cerca de dois euros mais barata.
Quase metade dos movimentos com cartões é feita no Porto e em Lisboa e, na capital, o mês foi de maior aperto: levantaram dos Multibanco 671 mil euros, mais 1% do que em 2007, enquanto que no Porto o valor subiu 3%, para 417 mil euros. A diferença também foi notória nos pagamentos com cartão, que caíram 2% na capital e subiram 0,8% no Porto.
O comércio electrónico através do MB Net disparou. Foram feitas mais 38% de compras, por um valor 24% superior.