Inês Moreira Santos, in Jornal Público
A praça do Martim Moniz, em Lisboa, recebe mais uma vez a iniciativa Pão de Todos, para Todos, organizada pela Associação Cais. Desde ontem e até dia 17 de Dezembro, entre as 14h e as 22h, será distribuído pão, de forma gratuita, a quem passar nesta praça lisboeta, onde se encontra montada uma grande padaria.
Serão distribuídos diversos tipos de pão, cozinhados no local, e chocolate quente, num ambiente de festa, já com um cheirinho a Natal. Este projecto solidário é uma manifestação sociocultural e artística que celebra o pão, bem como os seus valores intrínsecos - a gratuidade, a partilha, a fraternidade e a união - diz a organização.
A oferta é acompanhada por um programa cultural. Workshops, peças de teatro, concertos, dança e outras actividades animarão esta semana de partilha. Mafalda Arnauth, Oioai, Toy, Nuno Costa Jazz Trio, Farra Fanfarra, ARSHA e DJ Glue & Bob The Rage Sense são alguns dos nomes que levarão música ao Martim Moniz.
Ao reunir pessoas de diferentes classes sociais, Pão de Todos, para Todos faz jus ao lema da Associação Cais,Desperta consciências.
O projecto, que teve início em 2004, vai já na sexta edição e realiza-se sempre por altura do Natal. O evento conta, desde a primeira edição, com o patrocínio do Banco Santander Totta e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, bem como de diversas empresas, como a Puratos, a Ferneto e a Nacional.