15.12.09

Medidas contra a crise têm ajudado a manter postos de trabalho

in Jornal de Notícias

As medidas tomadas desde há um ano pelos Estados-membros em resposta à crise económica e financeira têm contribuído significativamente para a estabilização das economias nacionais e apoiado a contrariar o impacto negativo sobre o mercado de trabalho em 2009.

O Relatório sobre o Emprego em 2009 que vai ser publicado terça-feira pela Comissão Europeia destaca os principais desafios para o futuro e sublinha a forma como as políticas de emprego podem preparar e incentivar a recuperação do mercado de trabalho.

Numa versão ainda provisória do relatório que é aprovado terça-feira pela Comissão Europeia é apontado que, "dada a perspectiva da continuação do aumento do desemprego e a escassez de vagas de emprego em 2010, continua a ser necessário tomar medidas para fortalecer o mercado de trabalho no curto prazo".

Para Bruxelas, "a questão fundamental é reforçar a coerência entre as medidas de curto prazo e as reformas estruturais de longo prazo.

O executivo comunitário assinala que muitos Estados-membros têm continuado a realizar reformas para tornar o trabalho mais atractivo e para reduzir os elevados custos salariais e a carga fiscal sobre o trabalho.

O relatório sublinha que vários países, como Portugal, tomaram medidas específicas para apoiar os trabalhadores mais velhos a continuar no mercado de trabalho.

Por outro lado, em todos os Estados-membros, os sistemas de segurança social tiveram de responder a um aumento no número de pessoas desempregadas o que levou os estabilizadores automáticos (como o subsídio de desemprego) a amortecer o impacto social imediato da crise.

O Relatório sobre o Emprego em 2009 será discutido no início e 2010 pelos ministros do Emprego a Assuntos Sociais dos 27 e irá contribuir para a nova Estratégia UE2020 que deverá ser adoptada pelos líderes europeus em Março.

A Estratégia UE2020 substitui no segundo decénio do século a actual Estratégia de Lisboa desenhada para o período que termina em 2010.