in Sic
O Prémio Pessoa 2009 foi, hoje, atribuído ao bispo do Porto, D. Manuel Clemente, revelou o júri, reunido no Palácio de Seteais, em Sintra. O galardão distingue portugueses que tenham, no ano em causa, uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do País.
SIC
O "Prémio Pessoa" é uma iniciativa do jornal “Expresso” com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, "cuja designação se inspira no nome de Fernando Pessoa, e que se propõe reconhecer a actividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país", de acordo com os organizadores.
O conceito do galardão é distinguir em vida, e não após o desaparecimento, personalidades portuguesas de actividade marcante em várias áreas, atribuindo um diploma e uma dotação em dinheiro no valor de 60 mil euros.
D. Manuel Clemente é o primeiro homem da Igreja a ser premiado tendo o júri considerado que "a sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja".
Actividade intelectual intensa
O júri realça que além da missão pastoral, o bispo do Porto "desenvolve uma intensa actividade cultural de estudo e debate público. Em empos difíceis como os que vivemos actualmente D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo”.
D. Manuel Clemente é licenciado em Teologia e História e doutorado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa.
Foi designado Bispo do Porto em 2007 e, actualmente, desempenha as funções de Presidente da Comissão Epicospal de Cultura.
Professor de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa e Director do Centro de Estudos de História Religiosa na mesma universidade, D. Manuel Clemente é o autor de uma vasta obra historiográfica.
Alguns dos seus livros:
“Portugal e os Portugueses”
“Um só propósito”
“Igreja e Sociedade Portuguesa, do Liberalismo à República”
“Nas Origens do Apostolado Contemporâneo em Portugal- A Sociedade Católica (1843-1853)”
Outros premiados
O Prémio Pessoa foi pela primeira vez entregue em 1987 ao historiador José Mattoso, tendo em 2008 sido distinguido o arquitecto João Carrilho da Graça.
Entre os premiados estão ainda artistas plásticos, músicos, escritores, actores, entre outros.