in Jornal de Notícias
De "mãos dadas" contra a pobreza e exclusão social, centenas de jovens iniciaram ontem em Lisboa uma estafeta que se estenderá a todo o país. Durante o percurso, o testemunho será passado para "pôr fim" a estas realidades.
A partida foi dada às 10.30 horas na Praça do Município, que se encheu de cor e de música, com sons e jogos de capoeira e "batuque" que animaram os "atletas" e todos os que passavam naquela zona da "Baixa" lisboeta.
Depois disso, os jovens, de mãos dadas, construíram um círculo e foram passando o testemunho até chegar a Jamila, a aluna do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) que deu início ao percurso até à margem Sul do rio Tejo (Cacilhas).
"Vamos correr Portugal com o testemunho pela inclusão e ninguém melhor do que os jovens que estão envolvidos na iniciativa para serem eles os portadores dessa mensagem", disse à agência Lusa a coordenadora do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), Fátima Matos.
Na estafeta participam jovens de todo o país: "Alguns têm histórias de vida exigentes. Muitos estão em situação de abandono escolar ou de absentismo", comentou Fátima Matos.
Presente na iniciativa, o presidente do Instituto da Segurança Social afirmou à Lusa que "o abandono escolar é um problema sério que tem vindo a ser combatido".
"Esta iniciativa (PIEF) tem vindo a ter grande sucesso, porque tem permitido trazer estes jovens às escolas e fazer com que eles retomem o seu percurso", referiu Edmundo Martinho, que realçou também o "entusiasmo" destes jovens.
Estatísticas Distribuir [?] Partilhar
esta página foi:
Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.

