14.4.10

Pobreza: Associação de jovens aproveita concertos dos U2 em Coimbra para sensibilizar público

in Correio do Minho

Uma associação de jovens de Coimbra vai aproveitar os dois concertos dos U2 em outubro na cidade para sensibilizar o público para o problema da pobreza, no âmbito de uma campanha mais alargada que arranca este mês.

'Vamos fazer uma sensibilização massiva ao problema, que honre a presença deste grupo na cidade', disse hoje José Ferramenta, da direção da Associação Mandinga de Iúna e coordenador da campanha 'A minha voz contra a pobreza'.

Sessenta voluntários, trinta para cada um dos concertos, a 2 e 3 de outubro, vão ser recrutados em todo o país para, numa tenda a montar no Estádio Cidade de Coimbra, sensibilizarem os fãs do grupo irlandês para a problemática da pobreza.

A iniciativa constitui também 'uma homenagem à luta deste grupo na alteração de políticas de combate à pobreza mundial' e vai servir igualmente para angariar fundos para o projeto de inclusão de jovens através do desporto desenvolvido pela associação de Coimbra.

'Bono Vox [vocalista dos U2] tem desenvolvido uma campanha internacional de sensibilização dos Estados e das organizações sociais, para manter na agenda o problema da pobreza', salientou o dirigente.

Esta ação int egra-se na campanha 'A minha voz contra a pobreza', que compreende ainda um concurso nacional, aberto até dia 23, para criar um logótipo e uma mascote.

Entre 17 de setembro e 17 de outubro, decorrem várias iniciativas, nomeadamente um ciclo de cinema e uma exposição fotográfica, que, em colaboração com as estruturas parceiras da campanha, visam mostrar 'as boas práticas da luta contra a pobreza'.

Um primeiro congresso nacional Inclusão e Diversidade, a 14 de outubro, e a associação da cidade de Coimbra à campanha mundial 'Junta-te e Levanta-te na Luta Contra a Pobreza', a 17 de outubro, são outras atividades previstas.

A campanha é realizada em parceria com o Instituto Português da Juventude de Coimbra e a Oikos, contando com a colaboração da Câmara Municipal, e integra-se no Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.

A Mandinga de Iúna foi criada em Coimbra por pessoas oriundas do Brasil, África e Portugal e tem trabalhado recentemente com crianças no domínio desportivo e social para promover a sua inclusão, num projeto conjunto com a Cáritas Diocesana.