por Carla Graça, in Setúbal em Rede
Maximizar a Reutilização e a Reciclagem... Para Minimizar a Pobreza e a Exclusão Social... Cuidando do Ambiente
A REAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, através do seu Núcleo Distrital de Setúbal, tem vindo a desenvolver o “Projecto Entrelaçar... olhares. vontades e ideias por uma Inclusão Social na Península de Setúbal”.
O Projecto Entrelaçar tem um carácter abrangente, visando vários temas, diferenciados pelos nove concelhos da Península de Setúbal, com o objectivo comum de promover o debate e a abordagem a temáticas relacionadas com os fenómenos de pobreza e exclusão social, envolvendo a participação das comunidades locais em Encontros Comunitários, e propondo e definindo estratégias de intervenção de combate à pobreza e exclusão social.
No Concelho de Setúbal, o tema seleccionado foi “Maximizar a Reutilização e a Reciclagem... Para Minimizar a Pobreza e a Exclusão Social... Cuidando do Ambiente”, tema tão mais relevante quando em 2010 se comemora simultaneamente o Ano Internacional da Biodiversidade e o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Dada a vertente fortemente ambiental da temática proposta, a Quercus aceitou o convite da REAPN para se associar ao projecto, participando nos Encontros e dinamizando as questões relativas à reciclagem, à reutilização de materiais diversos e à redução do consumo. O Projecto conta ainda com as parcerias da Câmara Municipal de Setúbal e da SEIES.
Foram realizados quatro Encontros Comunitários nas várias Freguesias do Concelho de Setúbal. Foram mapeados vários locais de recolha de materiais, quer para reciclagem, quer para reutilização. Foram identificados constrangimentos à circulação e distribuição dos materiais reutilizáveis e estratégias possíveis para os ultrapassar. Foram delineadas várias metodologias para a promoção da reutilização, procurando que esta não seja apenas um fenómeno associado a pobreza e a exclusão social, mas que se torne um modo de vida.
Já por diversas vezes abordei nestas crónicas a necessidade de uma redução do consumo na sociedade de desperdício em que vivemos. Que o consumo desenfreado coexista com a pobreza e a escassez de bens essenciais, num mundo com recursos cada vez mais exauridos, é absolutamente inadmissível. Que estes dois mundos opostos coexistam no mesmo espaço físico, no mesmo pais, no mesmo concelho, na mesma cidade, na mesma rua é simplesmente obsceno.
É necessário pois promover uma redistribuição de bens e de recursos. Porque não começar pelo que é mais fácil? Garantir que os bens que já não queremos utilizar possam prolongar o seu tempo de vida útil? Porque não educar as nossas crianças e os nossos jovens para a redução do consumo e a reutilização de bens diversos? Porque não criar circuitos ao nível concelhio para facilitar a entrega e a recolha de materiais a qualquer pessoa, independentemente de ser carenciada ou não? Porque não tornar a reutilização parte da nossa cultura do quotidiano?
É a estas questões que o Projecto Entrelaçar pretende dar algumas respostas e propor alguns caminhos. O Encontro Final, onde serão apresentadas as primeiras conclusões e propostas algumas estratégias, realiza-se no próximo dia 5 de Novembro, pelas 10h da manhã, nos Paços do Concelho.
Porque este é um caminho que deverá ser percorrido por todos nós, fica pois o convite para este Encontro Final, que se pretende na realidade seja apenas o início de um novo percurso e de uma nova cultura de reutilização no Concelho de Setúbal.