22.10.10

Quinhentos marcharam em Vizela pela inclusão

Rui Serapicos, in Correio do Minho

Entre outros participantes, notavam-se o presidente da Câmara Municipal de Vizela e os vereadores Alberto Machado e Dora Gaspar. O presidente da autarquia, Dinis Costa, que prestou declarações em directo para o programa da RTP ‘Portugal no Coração’ destacou a importância destas iniciativas, no “despertar de consciências” para a problemática da pobreza e da exclusão social’.

A marcha começou no Parque das Termas e percorreu as principais artérias da cidade, passando pela Rua Dr. Abílio Torres, Praça do Município (Fórum Vizela), rua Nova do Fórum até à Rotunda da GNR, Rua 11 de Julho e Avenida Abade de Tagilde, terminando na Praça da República, onde decorreram actividades de animação.

Participaram entidades como a AIREV — Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela, os Agrupamentos de Escolas de Vizela e de Infias, o Centro Social de Santa Eulália, o Colégio Vizela, a Escola Secundária de Caldas de Vizela, Centro Social de S. Miguel, ACIV — Associação Comercial e Industrial de Vizela, e a Duo-difusão.

Campanhas do ano europeu de combate à pobreza

A marcha integrou-se num conjunto de campanhas que estão a ser promovidas também nos concelhos de Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vila Nova de Famalicão, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Estas campanhas, inseridas no projecto “Ave mais solidário”, têm como objectivo informar e sensibilizar para as problemáticas da pobreza e da exclusão social, com vista a uma maior compreensão e co-responsabilização pela resolução dos mesmos. Envolvem a realização de actividades de carácter informativo, lúdico, de rua, cultural e artístico, tais como, sessões informativas, teatros, danças, músicas, exposições, marchas, reportagens de vídeo, banda desenhada, telas de pintura.

O projecto ‘Ave Mais Solidário’ é promovido no âmbito Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010 (PNAECPES) e resulta de um trabalho de parceria entre Municípios do Ave e a Rede Europeia Anti Pobreza Portugal (REAPN), sendo objectivo geral do projecto, a promoção de uma sociedade mais coesa, solidária e responsável através da sensibilização do público para os fenómenos da pobreza e exclusão social.