in Destak
As empresas contribuem com 40 por cento do total de doações que o Banco Alimentar recebe ao longo do ano para distribuir por milhares de pessoas necessitadas, revelou hoje a presidente da instituição.
“Daquilo que recebemos é 40 por cento das empresas, cerca de 16 por cento das cooperativas agrícolas, 16 por cento de um programa comunitário de apoio alimentar a carenciados e as campanhas representam cerca de 12 por cento”, disse Isabel Jonet à Lusa à margem da entrega de sete toneladas de arroz por uma marca de máquinas de café.
A presidente do Banco Alimentar recordou que o objetivo destes organismos “é recuperar excedentes de produção da indústria agro-alimentar e também da agricultura, por isso há muitas cooperativas agrícolas e também cadeias de distribuição e mercados abastecedores que contribuem”.
A instituição vive também da contribuição individual, através de campanhas de recolha como a que ocorreu no passado fim-de-semana por todo o país.
A Nespresso entregou hoje em Lisboa sete toneladas de arroz ao Banco Alimentar no âmbito de um projeto de sustentabilidade e responsabilidade social da marca.
A campanha da marca junta a contribuição empresarial à individual. “As pessoas que têm máquinas de café Nespresso em vez de deitarem as cápsulas para o lixo podem conduzi-las para um ponto de reciclagem e com essas cápsulas é feito o arroz”, explicou Isabel Jonet.
Por cada cem cápsulas entregues pelos consumidores, a marca contribui com um quilo e meio de arroz, produzido com base num adubo feito a partir de borras de café, para o Banco Alimentar.
“Há aqui um envolvimento dos consumidores para uma causa que é simultaneamente ambiental e de inclusão social”, referiu a presidente do Banco Alimentar.