10.12.10

Mercado nacional está com escassez de açúar

in Jornal Público

Algumas cadeias de super e hipermercado têm vindo a racionar a venda de açúcar nos últimos dias. A culpa é da escassez de matéria-prima que obrigou à paragem das refinarias em Portugal.
O objectivo é evitar a ruptura de stocks na época natalícia

A notícia, avançada nas edições desta sexta-feira do Diário de Notícias e do Diário Económico, dá vários exemplos desse racionamento. Nos hipermercados Modelo e Continente cada cliente só pode comprar três quilos de açúcar, enquanto no Minipreço a compra está limitada a dois pacotes por pessoa.

De acordo com fontes ouvidas pelos diários, o problema sente-se sobretudo no Norte do pais, devido ao facto de a RAR ter parado a produção.

O objectivo com esta medida de racionalização é evitar a ruptura de stocks na época natalícia. A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição disse ao DN que “os consumidores podem estar tranquilos, não se prevê uma ruptura de stocks”.

O mau tempo e o seu efeito nas colheitas de rama de cana-de-açúcar fez as cotações internacionais dispararem 23 por cento só neste trimestre.