16.12.10

Oito mil refeições em Braga

Pedro Vila-Chã e Nuno Cerqueira, in Jornal de Notícias

Segundo a autarquia de Braga, as cantinas existentes no concelho estarão abertas para atender alunos, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores. No total, são 75 espaços de refeição, distribuídos por EB1 e jardins de infância.

No seguimento da política de descentralização encetada há anos pela autarquia, a gestão das cantinas recai sobre as juntas de freguesia, pela empresa municipal Bragahabit (dez) e por associações de pais (seis).

"No total, 59 refeitórios são geridos por juntas de freguesia, pelo que a transferência de poderes permite um melhor acompanhamento local das diversas situações", refere o chefe de Gabinete do presidente da Câmara de Braga, João Paulo Mesquita.

Esta transferência de poderes permite, em última análise, um acompanhamento mais localizado e singular das situações mais delicadas.

"Os casos mais problemáticos já estão identificados e os intervenientes locais têm um melhor conhecimento da realidade que lhes permite a intervenção assertiva", diz João Paulo Mesquita.

De resto, a prática adoptada para este ano segue a linha dos anos anteriores, em que as cantinas apenas encerram aos fins-de-semana e feriados, mantendo-se disponível para os alunos que frequentam actividades de ocupação de tempos livres.

No total, mais de oito mil crianças vão beneficiar das refeições disponibilizadas pelas entidades gestoras dos espaços, mas há sempre a hipótese de alargar a intervenção a outras situações detectadas.

"Aproveitamos para solicitar a todos os bracarenses que tenham conhecimento de situações de carência alimentar, para transmitirem à autarquia, para que seja pronta a resposta e tomadas as medidas julgadas convenientes para resolver o problema", disse, ainda, o chefe de gabinete do presidente da Câmara.