10.12.10

Presidente da Segurança Social alerta para agravamento da pobreza das famílias em 2011

in Jornal Público

O presidente do Instituto de Segurança Social (ISS), Edmundo Martinho, considera que o Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza foi um sucesso, mas alerta para o agravamento da situação das famílias em 2011.

“Face aos objectivos que havia no início, faço um balanço fortemente positivo, que superou fortemente as nossas expectativas”, comentou Edmundo Martinho, aplaudindo o trabalho desenvolvido no âmbito do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social que agora termina.

Lembrando que o Ano Europeu se realizou durante “um período de reduções da capacidade financeira das organizações e do Estado” e durante “um ano de reorientação das despesas sociais”, Edmundo Martinho congratulou-se por os portugueses terem respondido de forma tão activa.

No entanto, o responsável alertou para o possível agravamento da situação das famílias no próximo ano, quando entrarem em vigor medidas governamentais como o aumento do IVA ou os cortes salariais dos funcionários públicos.

Para Edmundo Martinho, neste momento uma parte da sociedade portuguesa vive uma “sensação” de carência, mas “em muitas circunstâncias ainda não tem por trás de si uma realidade a sustentar” esse sentimento”.

“Os impactos mais relevantes vão ocorrer em 2011, que é aí que o conjunto das medidas vai ter uma repercussão mais importante até do ponto de vista orçamental”, acrescentou o responsável do ISS, explicando que neste momento os casos de desemprego são “a situação mais preocupante”.

Edmundo Martinho lembra que “as medidas anunciadas vão entrar em vigor em 2011 e, por isso, é natural que 2011 seja o ano em que se vai sentir mais este tipo de dificuldades”.

“Estamos a preparar-nos para que em 2011 tenhamos as condições para continuar a responder às situações de mais vulnerabilidade e de maior fragilidade”, admitiu o responsável. “Temos de estar atentos e disponíveis para atender às situações mais críticas que possam surgir.”