in Rostos on-line
116 milhões de pessoas estavam ameaçadas de pobreza ou de exclusão social em 2008 na UE
Quantas pessoas são pobres na UE? As desigualdades aumentam? Um emprego permite escapar à pobreza? Estas perguntas e muitas outras sobre a pobreza e a exclusão social bem como sobre a habitação, a saúde e a educação são analisadas numa nova publicação «Rendimentos e condições de vida na Europa» publicada pelo Eurostat.
Alfândegas: novas regras em matéria de segurança entram em vigor em 1 de Janeiro de 2011
A partir de 1 de Janeiro de 2011 os operadores deverão apresentar às autoridades aduaneiras uma declaração electrónica que inclui dados relativos à segurança das mercadorias antes de estas entrarem ou deixarem o território da UE. O objectivo desta medida consiste em reforçar a segurança das transacções internacionais, permitindo às alfândegas efectuar análises de risco mais eficazes com base em informações recebidas antecipadamente. Os operadores beneficiaram de um período transitório desde Julho de 2009 a fim de poder adaptar os seus sistemas electrónicos a estas novas regras.
UE saúda o acordo de Cancún como sendo um passo importante em direcção a um quadro global para as acções climáticas
A UE saúda os resultados positivos da conferência do clima em Cancún. O pacote equilibrado e substancial de decisões adoptadas, conhecidas como o acordo de Cancún, representa mais um passo importante para construir um quadro global e juridicamente vinculativo para as acções climáticas depois de 2012.
Comissária da Ajuda Humanitária defende as vítimas da cólera no Haiti
A Comissária Kristalina Georgieva afirmou: «Os esforços de combate à cólera envidados antes dos conflitos pós-eleitorais reduziram a taxa diária de mortes causadas pela cólera, passando de 50 em 23 de Novembro para 22 em 4 de Dezembro. Estamos a trabalhar para prosseguirmos esta tendência positiva, mas para termos sucesso os agentes humanitários e as vítimas da cólera precisam de paz. A insegurança está a matar mais pessoas por impedir os tratamentos do que por causa da violência nas ruas. Se os distúrbios continuarem, a epidemia de cólera ficará fora de controlo. É essencial que os doentes sejam tratados, que haja abastecimento de água e boas condições de saneamento. Se não o fizermos, as consequências serão devastadoras».
Vítimas do conflito na Chechénia vão receber 2 milhões de euros de ajuda humanitária
A Comissão Europeia decidiu hoje conceder mais 2 milhões de euros de ajuda humanitária aos 45 000 deslocados por causa do conflito na Chechénia. O dinheiro será utilizado para a reconstrução dos lares para que as famílias possam regressar a casa; serão apoiadas actividades geradoras de rendimentos a fim de reduzir a dependência da ajuda humanitária. Além disso, será prestado aconselhamento jurídico e dado acesso à saúde e educação.
Remessas de migrantes da UE: montantes transferidos para o país de origem baixaram 7% em 2009
Na UE, os montantes transferidos pelos migrantes para o país de origem aumentaram constantemente nos últimos dez anos. Esta tendência foi interrompida pela crise económica. O total dos fluxos de remessas da UE elevou-se a 30 300 milhões de euros em 2009 em comparação com 32 600 milhões em 2008 (-7%). Estes números incluem simultaneamente os fluxos dentro da UE e os fluxos fora da UE. A diminuição destas remessas em 2009 face a 2008 foi da mesma ordem de grandeza tanto para os fluxos fora da UE (-7%) como para os fluxos dentro da UE (-6%). A percentagem das remessas fora da UE no total foi de 73% em 2009, tal como em 2008.
Rendimentos e condições de vida na Europa: 116 milhões de pessoas estavam ameaçadas de pobreza ou de exclusão social em 2008 na UE
Quantas pessoas são pobres na UE? As desigualdades aumentam? Um emprego permite escapar à pobreza? Estas perguntas e muitas outras sobre a pobreza e a exclusão social bem como sobre a habitação, a saúde e a educação são analisadas numa nova publicação «Rendimentos e condições de vida na Europa» publicada pelo Eurostat.

