Roberto Bessa Moreira , in O Verdadeiro Olhar
A Câmara Municipal de Paredes apresentou, durante o seminário "Novas Rotas no Combate à Pobreza e Exclusão Social", que decorreu na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, o trabalho que desenvolveu, em 2010, junto da comunidade cigana.
A vereadora Hermínia Moreira destacou o projecto-piloto dos mediadores municipais, que tem permitido uma maior integração da etnia na comunidade local.
Já ao VERDADEIRO OLHAR, a responsável pelo pelouro da Acção Social garantiu que a mesma comunidade cigana estará realojada no próximo ano.
Localização das casas para a comunidade cigana continuará a ser na madalena
"É certo que a comunidade cigana estará realojada em 2012", afirmou Hermínia Moreira. Recorde-se que em Março de 2009, a Câmara Municipal de Paredes apresentou um projecto que previa a construção de 20 moradias num terreno da Madalena.
O plano pressupunha também uma disposição em U das casas adaptadas ao número de elementos de cada família, o que criaria um espaço amplo entre as habitações. Zonas ajardinadas, parque infantil e um lavadouro público eram outros pormenores de um projecto que, no entanto, acabou por ser reprovado pelos três vereadores do PS, por outro do CDS e ainda por Joaquim Neves, eleito pelo PSD, mas já em rota de colisão com Celso Ferreira.
Agora, a vereadora da Acção Social assegura que o projecto vai mesmo avançar, mantendo a localização e a tipicação das casas. "Haverá apenas algumas alterações", afirma.
Entretanto, a Câmara de Parades implantou o projecto-piloto de mediadores municipais dirigido à comunidade cigana, que contou com financiamento do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. Trata-se de um projecto que visa estabelecer a ponte entre a comunidade cigana e as várias instituições que trabalham com ela directamente. "Temos um mediador dedicado a tempo inteiro ao projecto. O objectivo é também levar a comunidade cigana a perceber que tem de fazer um esforço de integração", refere Hermínia Moreira.
A vereadora faz ainda "um balanço muito positivo" daquilo que foi alcançado durante 2010. "Estamos a conseguir que a comunidade cigana se envolva e participe volntariamente", declara.
Isto mesmo foi transmitido aos participantes do seminário "Novas Rotas no Combate à Pobreza e Exclusão Social". "Temos dado prioridade às crianças, quer ao nível da Educação e da sua integração na escola, quer ao nível dos cuidados médicos, essencialmente com campanhas de sensibilização de cuidados a ter com a higiene e saúde oral", sustentou Hermínia Moreira na Escola Artística Soares dos Reis.


