in Jornal Público
Pelo quinto mês consecutivo, o indicador avançado da OCDE para a actividade económica em Portugal dá mostras de uma melhoria progressiva, acompanhando a tendência verificada na maioria dos 34 membros da OCDE.
Os dados ontem publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), relativos a Janeiro, procuram antecipar "os pontos de inflexão da actividade económica em relação à sua tendência", diz a instituição em comunicado. No caso de Portugal, o indicador prevê que a economia volte a expandir-se a partir de final de Março, com uma aceleração moderada daí para a frente. Desde Setembro que o indicador avançado sobre Portugal regista uma subida, em Janeiro, para 102,1 pontos.
Já os dados mais recentes do Instuto Nacional de Estatística sobre o PIB, para o período entre Outubro de Dezembro de 2010, evidenciam uma contracção de 0,3 por cento em relação aos três meses anteriores. Além disso, alguns indicadores parciais de consumo e produção industrial em Portugal, também divulgados pelo INE, revelam uma tendência negativa no início deste ano.
Segundo a OCDE, no primeiro mês de 2011, a expansão económica foi particularmente visível na Alemanha e nos Estados Unidos. Já o Reino Unido regista uma aceleração a um ritmo lento, mas estável.

