14.3.11

A volta do voluntariado passa pelo Porto

in Rostos on-line

Após o sucesso da ´Volta às Capitais´ em Lisboa, que marcou o lançamento do Ano Europeu do Voluntariado em Portugal, o desafio é agora lançado ao Porto. São esperadas 40 mil pessoas na Estação de Metro de São Bento entre 19 e 22 de Março.

O arranque acontece às 14h30 com um encontro com a imprensa, onde vão estar presentes figuras públicas. A Comissão Europeia estará representada por Margarida Marques, Chefe da Representação portuguesa. Durante a tarde um alegre cortejo da Primavera, organizado pela Federação das Colectividades do Distrito do Porto e pelo clube dos Fenianos percorrerá a Baixa do Porto, onde se aguarda a afluência de milhares de pessoas A abertura oficial terá lugar às 17h00 na estação de São Bento.

A Comissão Europeia, a Comissão Nacional de Acompanhamento do AEV-2011 e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado querem dar a conhecer, com esta iniciativa, os rostos das mais de mil pessoas que dão o seu contributo à sociedade através do voluntariado. No distrito do Porto, as formas de auxiliar a comunidade são muito diversificadas: a Universidade do Porto convida os seus alunos a envolverem-se no apoio a quem mais precisa seja oferecendo ajuda humanitária, promovendo o sucesso escolar ou mesmo ao nível cultural e desportivo.

O Telefone da Amizade, composto exclusivamente por voluntários, oferece "um amigo nas horas difíceis", dando apoio em situações de crise pessoal ou suicídio.

A Fundação Filos, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de iniciativa da Congregação dos Missionários Claretianos, por seu lado, desenvolve várias iniciativas para apoiar a comunidade como é o caso do Projecto ARRIMO, que tem como objectivo Apoiar, Reduzir Riscos e Integrar, Motivando e Orientando o núcleo familiar e a comunidade.
Com o mote "Sê voluntário! Faz a diferença", a Comissão Europeia pretende sensibilizar a população e mobilizá-la para ajudar quem mais precisa.