in Jornal Correio do Minho
O BLVV — Banco Local de Voluntariado de Valença, é um projecto que pretende impulsionar a prática do voluntariado no concelho, facilitando o encontro entre os voluntários e as instituições, aferindo a sua competência, vocação e prestar o apoio técnico necessário à sua constituição. Jorge Salgueiro Mendes, presidente da câmara afirma: “No momento difícil que vivemos, o Banco Local do Voluntariado é uma iniciativa que pretende ajudar a comunidade, nomeadamente os mais idosos e mais desfavorecidos, envolvendo os cidadãos, de forma a que todos contribuam activamente para uma Valença melhor e mais solidária”.
O projecto pretende encontrar pessoas que de, forma livre, desinteressada e responsável, se comprometam, de acordo com as suas aptidões e disponibilidade, a realizar acções de voluntariado em Valença. Pretende-se sensibilizar a população para a importância e necessidade destas actividades. Além do trabalho comunitário de solidariedade, pretende-se sensibilizar a população para a importância e necessidade de actividades e, neste sentido, tem como principais objectivos promover acções de formação, potenciando melhor qualidade nas respostas nesta área e criar uma bolsa de interessados em exercer estas acções.
Os interessados em pertencer ao BLVV deverão-se dirigir aos Serviços de Acção Social da Câmara de Valença, onde serão recebidas as candidaturas para o efeito. Neste local, disponibilizam-se todas as informações sobre o programa e proceder-se-á ao respectivo encaminhamento para as organizações promotoras de voluntariado. Uma equipa acompanhará a integração dos voluntários nas organizações para onde forem encaminhados.
Para colocar em prática este projecto, foi iniciado um protocolo de colaboração entre a autarquia e Conselho Nacional para Promoção do Voluntariado.
“A Vida de São Teotónio” em GanfeiO Grupo de Teatro Amador de Verdoejo apresenta “A Vida de São Teotónio”, domingo, às 21,30 horas, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei. A apresentação conta com o apoio técnico da Companhia de Teatro “Comédias do Minho” e a colaboração da Câmara de Valença.
A peça “A Vida de São Teotónio” surge no âmbito do projecto comunitário de apoio ao teatro amador em Valença, dinamizado na Associação Cultural de Verdoejo com o apoio da Câmara Municipal. São 19 actores que dão vida a um espectáculo teatral que apresenta a vida de São Teotónio, o primeiro santo português, nascido em Valença.
O projecto de apoio ao teatro amador em Valença pretende “fomentar a criação de iniciativas amadoras no concelho, na arte teatral, valorizando os valores locais e a grande capacidade artística e criativa das nossas colectividade culturais”.
Há coisas que não mudam com o tempo. Uma delas é a grandeza de carácter de S. Teotónio, o primeiro santo português e padroeiro de Valença, terra que o viu nascer... há quase um milhar de anos.