in RR
Numa altura em que se multiplicam as situações de emergência social, o padre Jardim Moreira considera que esta medida é desajustada e vai prejudicar aqueles que mais necessitam.
As instituições de solidariedade social (IPSS) podem perder a isenção do IRC se o acordo com a “troika” for integralmente aplicado. O memorando de entendimento prevê também que a prestação de serviços de apoio social seja tributada com IVA.
O presidente da rede europeia anti-pobreza, padre Jardim Moreira, considera que esta é uma medida desajustada e vai prejudicar aqueles que mais necessitam, numa altura em que se multiplicam as situações de emergência social.
“Acho que é apenas uma medida cega, que tem apenas em conta os números e não tem em conta o bem efectivo das pessoas, porque não estamos a falar de 15 mil pessoas - estamos a falar de dois milhões”, alerta o padre Jardim Moreira.
O presidente da rede europeia anti-pobreza lamenta que não se aproveite “a oportunidade para construir uma sociedade mais justa, onde todos tenham um tratamento e uma possibilidade de viver dignamente, sem mendigar todos os dias”.
Nestas declarações, o padre Jardim Moreira apela ao próximo Governo para que procure soluções de flexibilização desta medida, de modo a não pôr em causa o funcionamento das IPSS.