9.9.11

Directora-geral do FMI pede “audácia” aos políticos para recuperarem a economia

Por Paulo Miguel Madeira, in Público on-line

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, lançou hoje um apelo a que os políticos dos países desenvolvidos apoiem a recuperação da actividade nas suas economias.

“Os países devem agir já e com audácia para conduzir as suas economias nesta nova fase de recuperação”, disse Lagarde num discurso em Londres, no grupo de pesquisa sobre assuntos internacionais Chatham House.

Para a responsável que é o rosto do FMI, e ex-ministra das Finanças do actual Presidente da França, Nicolas Sarkozy, a política monetária dos países desenvolvidos deve permanecer “altamente acomodatícia”, acrescentou, citada pela agência Bloomberg, num momento em que os riscos de recessão estão a superar os de inflação.

Esta intervenção de Lagarde aconteceu na véspera do início de mais uma reunião do G7 (Grupo dos Sete principais países desenvolvidos), amanhã em Marselha, no Sul de França.

Além de ter elogiado o programa de apoio ao emprego lançado ontem pelo Presidente dos EUA, reiterou a sua controversa posição no sentindo de a banca europeia necessitar de ser recapitalizada, que ontem teve um apoio do peso – o do ministro das Finanças da Alemanha.

“Face ao aumento dos riscos e das incertezas, e à necessidade de convencer os mercados, alguns bancos precisam de reforçar o seu capital”, assegurou, ao evocar os riscos em que incorrem os bancos europeus face à crise da dívida na zona euro.