in Destak
A revista Sábado divulgou uma lista dos oito empregos com mais probabilidade de ter sucesso no futuro.
Conselheiro Financeiro
Trata dos impostos, dos investimentos e dos seguros. Com o aumento do número de trabalhadores reformados nos próximos 10 anos, será uma profissão muito procurada. De acordo com o 24/7 Wall Street, em 2018, o número de conselheiros financeiros pessoais deverá crescer mais de 30 por cento em relação a 2008. O ordenado poderá chegar aos 45 mil euros. Toca a ir para Gestão, Finanças e Economia na universidade.
Higienista
Ganha tão bem quanto um dentista mas não precisa de tirar um curso superior de mais de quatro anos. Limpa dentes, acompanha cirurgias dentárias e tem cada vez mais "clientes", dado o aumento da população e a melhoria da saúde pública (mais idosos mantêm dentes). Em 2008, havia 175 mil especialistas em higiene oral nos Estados Unidos. Em 2018, esse numero deverá aumentar 240 mil, o que representa cerca de 36 por cento. Um investimento sorridente: o salário poderá ascender a quatro mil euros por mês.
Engenheiro Civil
Existem muitos e a tendência é que venham a existir muitos mais. O jornal 24/7 Wall Street estima que daqui a sete anos, 70 mil novos postos de trabalho estarão disponíveis na área só nos Estado Unidos, com ofertas a partir dos 55 mil euros por ano. Mãos à obra.
Analistas de Mercado
São contratados por grandes empresas para investigar audiências alvo. Na próxima década, prevê-se que sejam muito procurados, com o aumento da concorrência entre as companhias que querem aumentar o seu impacto no mercado. Ter um curso superior ajuda, mas o 24/7 diz que não é essencial. Nada mau para quem pode ganhar 3500 euros por mês.
Analista de Sistemas Informáticos
Sim, é a área do momento e vai continuar a ser por muitos anos. O reinado da informática não tem fim à vista: na lista dos melhores empregos, está o de analista de sistemas informáticos, cujo papel é construir e gerir redes de grandes empresas, bem como garantir a sua segurança online. Até ao final da década, teremos mais 110 mil postos de trabalho, com ordenados à volta de 55 mil euros por ano. Se o seu filho é um nerd dos computadores, está cheio de sorte.
Médico e Cirurgião
Algumas especialidades muito procuradas têm falta de médicos. Muitos médicos deverão reformar-se nos próximos 10 anos. O curso de medicina é um dos mais longos e difíceis. Estas três permissas levam o 24/7 Wall Street a identificar as profissões ligadas à saúde como as mais promissoras e lucrativas no futuro. Os cirurgiões neurológicos são os que podem ganhar mais, mas mesmo nas especialidades menos rentáveis, os médicos podem ganhar 65 mil euros por ano.
Analista de Gestão
Primeiro o salário: 4500 euros por mês. Agrada-lhe? Muito bem. Especialize-se (ou mande os seus filhos especializarem-se) em Gestão. Não para gerir uma empresa própria, o que implica um grande investimento e um grande risco, mas para fazer trabalho de consultor de negócios. O posto deverá crescer 24 por cento nos próximos sete anos nos Estados Unidos da América.
Consultores e Auditores
Contas, contas e mais contas. Os seus filhos têm jeito para matemática? Mande-os para consultoras. A oferta de emprego não pára de crescer, bem como os ordenados. Existem poucos negócios que não trabalham com consultores e auditores para gerir o pagamento dos seus impostos e preparar os seus camalhaços de Relatório e Contas. Nos Estados Unidos, um consultor poderá vir a ganhar entre 40 e 70 mil euros por ano. Os seus filhos não têm jeito para matemática? Arranje rapidamente um explicador.

