in Dinheiro Vivo
Afinal, a solução para a crise que afecta a zona euro está ali à mão de semear. Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, tem inclusivamente a receita sobre como pôr um ponto final no tumulto que vem tomando conta da economia europeia. Numa entrevista ao diário alemão “Handelsblatt”, enunciou dez medidas fundamentais.
1. Libertar a próxima tranche de apoio à Grécia
2. Aferir da sustentabilidade da dívida grega. Só podemos tomar outras medidas de de ponderadas todas as consequências desses passos.
3. Continuação de uma política rigorosa de consolidação orçamental, com sanções automáticas para os países que não cumpram as metas estabelecidas.
4. Abrir caminho à recapitalização da banca. Os bancos devem tentar financiar-se nos mercados. Se não for possível, os Estados devem equacionar se podem intervir, disponibilizando-lhes o capital necessário. E os contribuintes devem tirar dividendos do resgate dos bancos.
5. Introduzir um imposto sobre as transacções financeiras
6. Estabelecer um programa de crescimento para os países em dificuldades.
7. Alterar os princípios orçamentais da União Europeia. Não é aceitável que os países estejam claramente divididos entre os que pagam e os que recebem.
8. Uma maior regulação dos mercados financeiros
9. Uma nova estratégia para negociar com as agências de rating.
10. É preciso um governo económico na Europa.

