Por Raquel Almeida Correia, in Público on-line
A hotelaria nacional registou uma subida de 5,6% nas dormidas e de 6,2% nos proveitos, seguindo a tendência de recuperação a que se assiste desde o início do ano.
Dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em Agosto, os hotéis portugueses receberam praticamente 1,9 milhões de hóspedes, o que resultou num total de seis milhões de dormidas.
No acumulado desde Janeiro, o número de estadias fixou-se em 28,2 milhões – um crescimento de 8,1% face ao mesmo período de 2010. Em termos de hóspedes recebidos, a subida foi de 6,1% para 9,8 milhões de clientes.
Foram os turistas estrangeiros que impulsionaram estes resultados, já que protagonizaram um aumento de 12,9% nas dormidas em estabelecimentos hoteleiros, entre Janeiro e Agosto. Já os visitantes nacionais foram responsáveis por um aumento ligeiro de 0,2%.
De entre os principais mercados emissores de turistas, destacaram-se em Agosto o Brasil (com uma subida de 34,3% nas estadias), o Reino Unido (19,7) e os Países Baixos (14,1%). No entanto, houve mercados que apresentaram uma tendência negativa, nomeadamente a Irlanda e a Alemanha, que desceram 8,7 e 1,5%, respectivamente.
Receitas continuam a subir
Do lado dos proveitos, Agosto respeitou a tendência de crescimento do sector, com uma subida de 6,2% para 301,8 milhões de euros. Em termos acumulados, as receitas alcançaram já 931,3 milhões de euros – um aumento de 8,6%.
No que diz respeito ao comportamento das várias regiões, apenas os Açores registaram um indicador negativo, em termos dos proveitos alcançados, uma vez que se verificou uma quebra de 0,9% nas receitas obtidas por aposento.
É a única excepção no país, já que todas as restantes regiões apresentaram uma evolução positiva neste período, com destaque para o Alentejo, que subiu 16,9% nas dormidas e 15,1% nos proveitos.

