11.10.11

“Mil brinquedos” para dar novos sorrisos a crianças com deficiência

por Paula Costa Dias, in RR

"Mil brinquedos, mil sorrisos" - reportagem de Paula Costa Dias Projecto do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) quer adaptar brinquedos electrónicos simples às limitações das crianças deficientes.

Decorre a partir de hoje a campanha “Mil brinquedos, mil sorrisos”, levada a cabo pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria. O objectivo é adaptar brinquedos electrónicos a crianças com necessidades educativas especiais e entregá-los no próximo Natal.

Nesta quarta edição da iniciativa, “os brinquedos vão reverter para as equipas de intervenção precoce locais. Não sabemos quantas vamos abranger, sabemos apenas que temos uma meta: a zona Centro tem 40 equipas”, revela à Renascença Célia Sousa, do CRID.

No ano passado, a campanha contemplou todas as associações de paralisia cerebral do país e ilhas.

A adaptação é feita por estudantes e professores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, a título de voluntariado.

“Fomenta o convívio entre eles, o que é muito importante para alunos de primeiro ano, especialmente os que vêm de fora. Este ano, inclusive, tentámos que isto fizesse parte da praxe, adaptar um brinquedo. Daqui advém a melhoria da competência técnica e da preparação deles para o que vem a seguir”, sustenta a docente Carla Lopes.

Os brinquedos podem já ser entregues nas escolas do Instituto Politécnico e na Câmara Municipal de Leiria. A entrega aos destinatários está marcada para dia 3 de Dezembro, durante II Gala da Inclusão, onde serão homenageadas personalidades e instituições consideradas determinantes na área da reabilitação.