13.10.11

Roubava idosos e recebia rendimento mínimo

Carlos Varela, in Jornal de Notícias

Um indivíduo com 31 anos foi detido pela PSP de Lisboa, suspeito da prática de dezassete crimes de roubo e burla, cujas vítimas eram idosos, segundo adiantou esta quarta-feira fonte daquela força policial.

O detido recebia o rendimento mínimo garantido e fazia-se deslocar num BMW X6, no valor de 70 mil euros, que foi apreendido. O suspeito estava também na posse de uma espingarda "shot-gun", com 88 cartuchos, igualmente apreendida.

A investigação decorria há já vários meses, a cargo da Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa, na sequência de uma vaga de furtos e roubos a idosos, ocorridos durante mais de um ano, nos concelhos de Lisboa, Loures, Oeiras e Vila Franca de Xira.

As vítimas eram idosos e reformados. O indivíduo aproximava-se e ganhava confiança das vítimas, alegando que conhecia a família, ao mesmo tempo que se tornava simpático e oferecia os seus préstimos.

Um dos sistemas era a ajuda directa dos idosos nas compras, transportando sacos, ou a oferta de pequenos electrodomésticos, como máquinas fotográficas e de filmar, de baixo valor.

Outro dos sistemas era a facilitação para pagamentos de multibanco, dada a condição de idosos das vítimas, com recurso a um sistema de pagamento móvel. Mas o indivíduo aproveitava para pagar da mesma forma as suas próprias contas.

A detenção ocorreu quando o suspeito saía de um centro comercial em Loures, na posse de um saco forrado a alumínio e que tinha dentro várias peças de roupa ainda com os alarmes.