in Jornal de Notícias
A procura de oportunidades de trabalho na Europa mais do que duplicou desde 2008, sendo que este ano já cresceu 58%, segundo dados avançados à Lusa pelo Instituto de Emprego e Formação.
Segundo o IEFP, a tendência de crescimento da procura de oportunidades de trabalho noutros países europeus - manifestada através do portal da mobilidade profissional Eures - é "claramente notória".
Em Novembro de 2008, o portal somava 20.686 candidatos portugueses, número que mais do que duplicou (aumentou 123,5%), tendo chegado este mês aos 46.223 candidatos.
Apesar de admitir que o aumento do número também resulta de um maior conhecimento do portal, o IEFP aponta outro indício que mostra "a adesão crescente dos portugueses à possibilidade" de trabalhar noutro país europeu: a forte adesão ao evento Dias Europeus do Emprego.
O evento, que este ano decorreu a 21 e 22 de Outubro em Aveiro, registou o dobro dos participantes do que contava em 2010, chegando às 7.124 pessoas.
O aumento dos emigrantes devido às dificuldades económicas vividas em Portugal é visível também através da procura dos serviços Eures junto do IEFP.
Um número que o IEFP conta que até final do ano ultrapasse as novas inscrições registadas no ano passado, sendo que nos 8 primeiros meses de 2011 já havia 3.876 novos candidatos.
Entre os novos e os que já estavam inscritos, o IEFP contabiliza 26 mil candidatos a trabalhar noutro país europeu, quando no final de 2008 o número se situava em 22.829.