Leonardo Ralha, in Correio da Manhã
As jornalistas do CM Tânia Laranjo, Ana Isabel Fonseca lançaram esta segunda-feira o romance 'Obrigaste-me a Matar-te', cujas personagens são baseadas em intervenientes em casos de violência doméstica em Portugal. Na sessão de lançamento, que teve lugar na Fnac do Chiado, em Lisboa, esteve presente a secretâria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, que tutela a área.
"Este livro nasceu de várias historias que fomos ouvindo e acompanhando ao longo dos anos. Juntámos todos eases episódios numa só história e usámos a primeira pessoa para mostrar como é difícil sair do ciclo da violência doméstica", disse Tânia Laranjo sobre a obra editada pela Esfera dos Livros.
Por seu lado, Ana Isabel Fonseca disse que, acima de tudo, as duas jornalistas da Delegação do Porto do CM quiseram "alertar consciências". "Está na hora de encontrar explicações e soluções para este problema", acrescentou, reforçando o repto lançado minutos antes por Tânia Laranjo: "Que os vizinhos denunciem, que os amigos peçam ajuda, que a comunidade alerte, que as autoridades actuem."
'Obrigaste-me a Matar-te' conta a história de Maria, uma mulher como muitas com que as autoras já se depararam em reportagens sobre violência doméstica. Alguém que "viveu um verdadeio pesadelo, entre quatro paredes, durante décadas", até ao dia em que enfrenta o pai das suas filhas com uma arma na mão.
Ana Leal, jornalista da TVI que foi uma das apresentadoras do livro, chamou "mulheres de coragem" às autoras de um "livro magnífico que nos leva a um mundo que muitos de nós não imaginamos. De seguida, a também jornalista Sofia Pinto Coelho destacou que o relato de Ana Isabel Fonseca e Tânia Laranjo "leva a pensar" na realidade da violência doméstica.
O terceiro apresentador de 'Obrigaste-me a Matar-te' foi Daniel Cotrim, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que tem contacto diário com vítimas de violência doméstica e sublinhou a forma como o romance recorda que no início destes casos hove "uma história de amor e o planeamento de um futuro".

