in Público on-line
Um grupo de 17 cicloturistas, dos 13 aos 50 anos e “com variadas formas físicas”, percorreu a Ecovia Lisboa-Badajoz, nos últimos sete dias, para apoiar duas causas sociais. A “aventura” terminou nesta segunda-feira, com a etapa final a ligar Elvas à cidade espanhola.
“Quisemos promover a bicicleta como forma turística e ecológica de viajar e também apoiar duas causas sociais, o que é importante, sobretudo em tempos de crise”, sublinhou Paulo Guerra dos Santos, um dos promotores da iniciativa, à agência Lusa. A iniciativa procurou angariar fundos para duas instituições de solidariedade social, a Aldeias-SOS e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).
O grupo de 17 “resistentes” integrou seis miúdos carenciados apoiados por Aldeias-SOS, que fizeram a viagem com “bicicletas emprestadas por particulares e organizações".
“Esta rota de longo curso, para ser percorrida em bicicleta e em segurança, já está registada e, por isso, foi só introduzir o itinerário no GPS. Viajámos por caminhos e estradas secundárias, uns em terra e outros em asfalto, passando por vilas e aldeias”, contou Paulo Guerra dos Santos.
Sempre “ao ritmo do mais lento”, o grupo pedalou uma média de “40 a 50 quilómetros por dia”, apenas durante as manhãs. Já as tardes, até porque a passagem pelo calor do Alentejo a isso obriga, serviram para relaxar, conhecer o território e aproveitar as atracções locais.
A aventura, incluiu ainda a criação de um blogue na Internet (www.lisboabadajozembicicleta.blogspot.pt) através do qual os interessados podiam fazer donativos.
Os participantes já equacionam uma nova "aventura", em Setembro, e voltar a “pedalar” em prol das causas sociais, ligando Lisboa a Sagres.