12.7.12

Câmara da Nazaré organiza aulas de surf para crianças desfavorecidas


in iOnline

Cerca de 350 crianças desfavorecidas e pessoas portadoras de deficiência vão ter aulas de surf na Nazaré, município que reforça este ano o caráter social do programa de animação de verão.

“Queremos promover a igualdade de acesso a todas as gerações, estratos sociais e pessoas de todas as condições a este desporto”, disse à Lusa o presidente da câmara da Nazaré, Jorge Barroso (PSD).

A Escola de Surf resulta de uma parceria do município, da empresa municipal Nazaré Qualifica e do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, com o patrocínio da empresa Buondi, e integra a animação de verão, no âmbito do projeto ‘North Canyon’, que tem sido desenvolvido na vila.

Estão programadas cerca de 12 ações que irão decorrer até setembro, dirigidas essencialmente a crianças desfavorecidas e a cidadãos portadores de deficiência, mas que incluirão também “adultos que pretendam experimentar gratuitamente uma aula”, concretizou Paulo Salvador, da câmara.

Cerca de 350 crianças vão poder participar na atividade, através das parcerias desenvolvidas parceiras entre a câmara e Cercis (cooperativas de educação especial) da região, visando “a integração social destas crianças e jovens, igual oportunidade de acesso a este desporto, bem como o desenvolvimento e a promoção da acessibilidade no lazer”.

A medida insere-se na política social da câmara que, segundo Jorge Barroso, “tem promovido a acessibilidade dos estratos populacionais mais desfavorecidos a outros espaços como as piscinas ou gimnodesportivos”, apostando numa política de inclusão.

“A população da Nazaré tem características muito próprias, em que as pessoas alugam as casas e os quartos no verão, mudando para locais com piores condições, o que muitas vezes resulta numa personalidade coletiva mais estigmatizada e menos pacífica”, explicou o autarca.

A aposta da autarquia em “possibilitar que crianças e jovens dos bairros sociais ou mais pobres frequentem atividades como o ballet, hip-hop ou vários desportos, juntamente com outros estratos sociais, tem conduzido a uma maior socialização que permite, por exemplo, que a sociedade local conviva com os milhares que visitam a Nazaré, na passagem de ano, sem haver as cenas de violência que havia no passado”, concretizou.

A escola de surf funcionará integrada no programa de animação Bandeira Azul 2012, que incluiu outras iniciativas como as ações ‘Mar Limpo’ e os ‘Jogos de Praia’, entre um vasto conjunto de atividades de sensibilização ambiental.

As atividades incluem desde a organização de passeios temáticos de observação da natureza à promoção de ateliês relacionados com o ambiente.

A participação nas atividades é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas na Biblioteca de Praia, localizada no areal, junto à Praça Sousa Oliveira.