Por Paulo Miguel Madeira, in Público on-line
O investimento empresarial deverá cair mais 16,7% este ano, depois de em 2011 já ter sofrido uma redução de 15,8%, segundo dados divulgados hoje pelo INE.
A queda relativa a 2011, apurada no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de Abril de 2012 (com período de inquirição entre 1 de Abril e 28 de Junho de 2012), aponta assim para um valor um pouco menos mau (revisão em alta de 1,1 pontos percentuais) do que tinha sido antecipado no inquérito de Outubro do ano passado.
O valor agora avançado para 2012 é também um pouco menos mau do que o estimado no inquérito anterior, onde se antecipava uma queda de 17% da formação bruta de capital fixo (FBCF) este ano.
Para estes dois anos, os factores limitativos do investimento empresarial identificados como mais importantes são deterioração das perspectivas de venda e a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos.
O primeiro daqueles factores assume maior importância em 2012 face a 2011, compensado sobretudo pela redução da percentagem de empresas que refere o nível da taxa de juro como principal factor limitativo.