Alexandra Lopes, in Jornal de Notícias
Crianças deixam a bata em casa para lembrar o quão importante é o aconchego de uma família
Sensibilizar a sociedade civil para a importância do acolhimento familiar é o grande objetivo do Dia Nacional do Pijama, que se assinala esta terça-feira e que vai envolver mais de 70 mil crianças de todo o país. Têm até seis anos de idade e irão para a escola de pijama sob o lema "todas as crianças têm direito a crescer numa família".
A iniciativa é da Fundação Mundos de Vida, de Lousado, em Vila Nova de Famalicão que tem trabalhado no domínio do acolhimento familiar na tentativa de mudar os números que apontam que apenas cerca de 5% das crianças em risco vivem em famílias de acolhimento. Por isso, com este dia a Fundação quer contribuir para "mudar mentalidades e encontrar novas formas de ajudar as crianças que durante uma fase das suas vidas não podem viver com os seus pais".
Segundo Manuel Araújo, presidente da Mundos de Vida em Portugal, em 2011 existiam 8453 crianças em risco a viver em centros de acolhimento e apenas 485 em famílias. "Há muitos recursos ao nível do acolhimento institucional e poucos ao nível do acolhimento familiar", salientou o responsável da Fundação que criou um programa de famílias de acolhimento e criou uma bolsa desse tipo de famílias que trabalha em dez concelhos do Norte, integrando 90 famílias formadas e aptas a acolher.

