in Diário de Notícias
Cerca de 280 mil famílias vão perder rendimentos mensalmente em 2013, apesar do pagamento em duodécimos de 50% dos subsídios de natal.
Na prática, constata-se que, devido ao enorme aumento da carga fiscal, os impostos acabam por ficar com um salário de todos os agregados familiares que, com dois filhos, têm um rendimento bruto igual ou superior a 5000 euros por mês. A mesma perda de rendimento mensal irão ter os contribuintes solteiros, sem filhos, que recebam um ordenado bruto de 2500 euros.
Segundo o "Correio da Manhã", as simulações da Ordem dos Técnicos de Contas deixam claro que o aumento da carga fiscal terá um forte impacto no bolso dos contribuintes em 2013: regra geral. graças ao pagamento de um subsídio em duodécimos, o rendimento disponível aumenta este ano para as famílias que tenham dois filhos, com rendimentos mensais brutos até 2600 euros, mas, a partir deste valor de referência, o pagamento da prestação em duodécimos deixa de compensar a subida da taxa do IRS e a aplicação da sobretaxa de 3,5%.

