in RR
Número crescente de pedidos de ajuda obriga instituição a fazer segundo peditório. Este ano, pela primeira vez, os portugueses podem dar o seu donativo também pela Internet.
A Assistência Médica Internacional (AMI) promove a partir desta quinta-feira o 20º Peditório Anual de Rua, numa altura em que o número de pedidos aumenta substancialmente.
Nas ruas, durante quatro dias, voluntários da Fundação AMI vão apelar "à participação e ao apoio da sociedade civil na 'Missão de Emergência Nacional'", refere a instituição em comunicado.
A AMI adianta que o "aumento sem precedentes dos pedidos de ajuda" levou a instituição a centrar as suas actividades na acção social e, pela primeira vez, a realizar dois peditórios no mesmo ano.
O primeiro realiza-se esta semana e o segundo está agendado para Outubro, altura em que se tem realizado sempre.
Em 2012, quase 16 mil pessoas foram apoiadas pela AMI, o número mais elevado de sempre e que representa um aumento de 107% face a 2008.
No primeiro trimestre deste ano, 8.890 pessoas pediram ajuda à instituição, um aumento de 14,5% comparativamente ao período homólogo de 2012.
Das solicitações apresentadas, destacam-se as necessidades relacionadas com alojamento e ainda problemáticas de endividamento, rendas em atraso ou dificuldades em cumprir com o crédito à habitação.
Nos três primeiros meses do ano, aumentou o número de desempregados que solicitaram apoio, mais 8,8%, mas também de pessoas com actividade profissional (mais 6,3% que no primeiro trimestre de 2012).
A AMI alerta que o peditório é uma acção de rua e não porta a porta, pelo que os donativos devem apenas ser entregues a voluntários devidamente identificados e credenciados pela Assistência Médica Internacional, que abordem as pessoas em locais públicos.
Este ano, pela primeira vez, os portugueses podem dar o seu donativo também no endereço electrónico da instituição.

