por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral, in Diário de Notícias
O Dia da Europa é hoje assinalado de norte a sul de Portugal com um leque de incitativas que vão desde colóquios e seminários, até concertos de música, exibições de filmes e a entrega do Prémio Jacques Delors.
A Comissão Europeia comemora o Dia da Europa (ou da União Europeia) em Portugal com uma nova edição da "Bolsa do Empreendedorismo 2013", uma iniciativa de apoio à economia e ao emprego, que terá lugar na Universidade de Lisboa, e que se destina aos empreendedores portugueses.
A mesma universidade será, ao longo do dia, palco de vários debates e seminários, e já no final da tarde, o local da entrega do Prémio Jacques Delors, que todos os anos distingue um trabalho de investigação, em língua portuguesa, sobre a União Europeia.
Este ano o galardão no valor de cinco mil euros vai ser atribuído a Sophie Perez Fernandes, professora da Escola de Direito da Universidade do Minho, pela sua obra "A responsabilidade civil do Estado-legislador por violação do Direito da UE - breves notas sobre o caso português", refere a organização.
A receção comemorativa do Dia da Europa está marcada para as 18:30 no Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde também terá lugar um concerto de música clássica.
Na Cinemateca, também na capital, as atenções vão estão viradas para a exibição do filme "Alemanha Ano Zero" e para um debate sobre a construção europeia.
No norte, a Escola Profissional de Braga acolhe o debate "Europa: a união em crise", enquanto em Viseu o destaque vai para a apresentação de três contos tradicionais europeus dramatizados com fantoches e uma sessão de danças típicas da Europa.
Os direitos dos jovens na União Europeia e modos de candidatura a projetos cofinanciados serão o tema de um debate que vai ter lugar em Coimbra.
A Universidade de Madeira assinala o dia com a conferência "O euro: a (des)união europeia?"
O Dia da Europa é assinalado todos os anos com o intuito de desenvolver atividades e festejos para aproximar a Europa dos cidadãos.
Celebrada pela primeira vez em 1986, a efeméride evoca o 09 de maio de 1950, data em que o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman propôs a criação de uma federação europeia.