in Jornal de Notícias
A Fundação Inatel apresentou, esta terça-feira, em Lisboa, o projeto de "Franchising social/Kit gerador de emprego", uma iniciativa que visa integrar desempregados no mercado de trabalho e disponibilizar produtos a preços controlados.
Destinado a desempregados ou a quem procura o primeiro emprego, esta iniciativa da Fundação Inatel irá desenvolver-se em duas áreas de negócio: restauração e turismo/viagens.
Na área da restauração, recorde-se que a Fundação Inatel dispõe de 17 unidades hoteleiras, quase todas com restaurante, distribuídas praticamente por todas as regiões do país.
Em comunicado a fundação avança que perspetiva lançar restaurantes em "franchising` com a marca Fundação Inatel.
A Fundação disponibilizará ainda ajudas logísticas aos desempregados que forem selecionados para aderirem a este projeto, nomeadamente estabelecendo parcerias com outras entidades estatais criando condições para a criação de emprego próprio.
O projeto desenvolver-se-á ou em espaços da fundação ou em espaços externos, em Lisboa e no Porto, que farão parte do projeto-piloto e que a fundação pretende expandir ao resto do país em 2014, acrescenta o documento.
Na área das viagens, a Fundação vai viabilizar a criação de um projeto de agências de viagens, denominadas "Inatel Viagens", em que os aderentes terão que comercializar produtos da fundação mas não de forma exclusiva.
Para desenvolver o "Franchising social", foram assinados protocolos de colaboração com o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Banco Espírito Santo, o Montepio Geral e a Sociedade Histórica da Independência de Portugal.