in Jornal de Notícias
O ministro das Finanças do Ontário, o lusodescendente Charles Sousa, revelou que a província deverá quintuplicar o número de vagas para imigrantes, elogiando a "muita qualidade dos trabalhadores" portugueses.
"Temos vagas de emprego no Ontário e sabemos que há muitos imigrantes portugueses. Gostava de os poder ajudar", referiu o luso-canadiano, durante o jantar das comemorações dos 60 anos da emigração lusa no país.
A província tem direito a mil vagas por ano para trabalhadores estrangeiros mas o objetivo é quintuplicar esse número devido às necessidades de mão-de-obra, nomeadamente na área da construção civil.
"Temos direito a mil [vagas] mas estou a tentar aumentar para os cinco mil", afirmou, esperando que o país aumente também o número de "50 mil para 75 mil" o número de autorização para estrangeiros, sendo que 75% destes casos "devem ser trabalhadores" solicitados pelas empresas canadianas, explicou Charles Sousa.
"Como representante do Governo da Província do Ontário, sabemos perfeitamente que precisamos de mais emigrantes, principalmente aqueles com o saber, com a noção, a educação, mas também as competências" necessárias ao país, frisou Charles Sousa.
A vinda de trabalhadores qualificados permitiria ao Ontário "ver crescer a sua economia e competitividade", salientou "Precisamos de trabalhadores qualificados, Portugal oferece muita qualidade", referiu.
A construção civil é uma das áreas com mais carências, mas Charles Sousa também diz que há lacunas em áreas "académicas, de engenharia, e nas minas localizados no norte do Ontário".
"Precisamos de pessoas que querem trabalhar, e os portugueses têm essa preparação", elogiou.

