in Correio do Minho
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde vai assumir o desenvolvimento e a implementação de um trabalho de importância fulcral para o combate à pobreza e exclusão social no concelho de Vila Verde.
Consubstanciando o seu papel de charneira ao nível da intervenção social no concelho e na sequência do convite à implementação dos Contratos Locais de Desenvolvimento (CLDS+), a Misericórdia de Vila Verde está apostada na concretização de uma acção integrada capaz de obter resultados concretos para a melhoria das esperanças e das condições de vida das pessoas.
Temos um projecto arrojado, mas também assumimos a confiança que nos dão o intenso trabalho e a obra feita diariamente por esta instituição, a favor das pessoas, e sobretudo das mais necessitadas.
Para o combate à pobreza e à exclusão social, vamos apostar numa acção direccionada para três eixos centrais: o indivíduo, a família e a comunidade.
Neste plano de intervenção, pretendemos valorizar a qualificação e as competências das pessoas a apoiar, numa óptica virada também para a promoção do emprego e valorização pessoal e profissional.
Ao nível da intervenção familiar e parental, o objectivo será desencadear acções preventivas, capazes sobretudo de debelar os efeitos da pobreza infantil.
Ao nível da capacitação das comunidades e instituições, será importante assegurar a dinamização de parcerias e actividades, com vista à concretização dos objectivos enunciados para o CLDS+ no concelho de Vila Verde.
Respostas sociais diversificadas
A nova missão de planificação, coordenação e desenvolvimento do CLDS+ insere-se num vasto leque de respostas que concretizam o apoio social da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde à população do concelho.
Do vasto conjunto de acções de desenvolvimento social protagonizadas por desta Misericórdia, destaco a aposta no emprego social, com a criação de três empresas de inserção, vários estágios profissionais, programas de formação e reabilitação, bem como a recepção de estágios encaminhados pelos diversos Agrupamentos de Escolas do concelho, formando assim jovens com Necessidade Educativas Especiais com vista à sua integração profissional.
No que respeita ao apoio directo às famílias, a Cantina Social desta Misericórdia já beneficia cerca de 35 agregados familiares com cerca de 100 refeições diárias.
Por outro lado, a Misericórdia de Vila Verde, vem assumindo a maior oferta de respostas sociais, destinadas à terceira idade, à infância e à deficiência, com a dinamização de diversas valências sociais, descentralizadas em Prado e a curto prazo em Valbom S. Pedro, com a abertura do novo lar para 40 seniores.
Para além dos lares que dão resposta a 140 idosos, os Centros de Dia e os Serviços de Apoio Do miciliário abrangem 15 freguesias do concelho e cerca de 70 idosos, os quais são apoiados diariamente, quer seja em actividades básicas de vida diária, quer através de transporte para a Instituição, por forma a prover-se todo o apoio, incluindo o convívio social.
Na área da Infância, frequentam as valências de Creche e Jardim de Infância, 300 crianças, sendo que relativamente a 150, apesar de reconhecida a capacidade e o bom trabalho por parte da Segurança Social, não estão efectivados os acordos de cooperação, correspondendo assim, a um avultado esforço financeiro para a Misericórdia de Vila Verde, o qual já se prolonga há seis anos.
A deficiência constitui, já desde 1996, uma preocupação desta Instituição, reflectida em termos de acções, na dinamização de um Centro de Actividades Ocupacionais para 13 utentes e de um Lar residencial para 16 jovens adultos com deficiência profunda.
Áreas cada vez mais diversificadas de intervenção social
Actuar nas diversas áreas, apoiando as diferentes camadas populacionais em situação de desfavorecimento social, é apanágio da Misericórdia de Vila Verde, que vem desenvolvendo um trabalho cada vez mais abrangente e efectivo, junto da população do concelho de Vila Verde.
Esse trabalho reflecte-se ainda na dinamização de diversos projectos de intervenção social, nas áreas da saúde e intervenção comunitária, tendo promovido recentemente o projecto “SOS ajuda comunitária”, no âmbito da prevenção da violência doméstica, o qual contou com a colaboração de diversas parcerias no Concelho de Vila Verde.
Ainda em desenvolvimento, o projecto “Inovar e prevenir no controlo da diabetes” assume-se como um projecto inovador, no âmbito dos apoios financeiros da Direção Geral de Saúde, actua ao nível supra-concelhio, abrangendo 5 concelhos, correspondentes ao Agrupamento de Sáude de Gerês-Cabreira.
A aguardar recepção do contrato, da Direção Geral de Saúde, encontra-se prestes a iniciar a dinamização de um “Centro de bem-estar para população com Alzheimer”, com capacidade para 15 utentes em regime de centro de dia, disponibilizando um corpo técnico adequado à prevenção de uma evolução negativa da doença e manutenção de capacidades das pessoas portadoras de alzheimer
A dinamização dos contratos locais de desenvolvimento vai implicar a constituição de uma equipe técnica, que desenvolverá novas acções, e reforçará outras com vista a combater a pobreza e a exclusão social. Intervir com eficácia e eficiência nas problemáticas que afectam este concelho, como o emprego, o apoio à terceira idade, à infância e a exclusão social, será o foco de intervenção dos contratos de desenvolvimento local em Vila Verde, contando assim atingir um maior desenvolvimento social.