por Ângela Roque, in RR
"A fé actua pela caridade - a dimensão social da evangelização " é o tema geral das catequeses no Patriarcado de Lisboa, com base na Exortação Apostólica do Papa "Evangelli Gaudium".
O Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, lançou, na sua primeira Catequese Quaresmal como Patriarca, um apelo aos cristãos para que estejam atentos e sejam solidários.
“A fé actua pela caridade - a dimensão social da evangelização” é o tema geral das catequeses no Patriarcado de Lisboa, com base na Exortação Apostólica do Papa Francisco “Evangelli Gaudium”.
“A fé sem obras é uma fé morta”, lembrou D. Manuel, sublinhando que a nova evangelização passa por chegar a todos através da caridade, como desafia o Papa.
“Evangelizar, hoje em dia, ao menos nesta desgastada Europa, requer a surpresa que o Papa Francisco lhe está a dar, por fazer o que escreve e escrever o que faz. Assim, também com a Exortação Apostólica ‘Evangelli Gaudium’, com que nos quis - diz ele - indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos. Como é sabido, na Igreja de Lisboa queremos seguir inteiramente esta indicação, iniciando um caminho Sinodal que até ao fim de 2016 concretize o que o Papa apresenta como ‘o sonho missionário de chegar a todos’. E não é preciso ir muito longe: isso pode acontecer no nosso prédio, no nosso bairro, na nossa família ou com os nossos colegas de trabalho”, disse o Patriarca.
Para D. Manuel, o contexto desfavorável em que hoje vivemos exige ainda mais a atenção e caridade dos cristãos para com os que mais precisam, como pede o Papa: “Tanto problema a resolver, tanta vida a recuperar, tanta esperança a reabrir, e, sendo assim, então façamos de cada comunidade cristã a presença viva da caridade de Cristo, em missão permanente de testemunho e partilha. Isso mesmo visa reforçar em Lisboa o caminho sinodal que encetaremos em breve, multiplicando comunidades vivas de acolhimento e missão na resposta concreta e solidária a quem nos procura ou procuremos nós”.
O Patriarca disse que as comunidades cristãs são chamadas a agir, de forma criativa e cooperante, para apoiar e dignificar quem quer que seja atingido por velhas e novas formas de pobreza: “A presença dos cristãos solidários nas mais diversas frentes de recuperação social, bem como a luminosa constelação das obras sócio-caritativas com que a Igreja responde às multiplicadas carências de tantos que lhe acorrem, estas sim, são o caminho verdadeiro que havemos de percorrer para o melhor futuro de todos”.
As catequeses deste ano vão ser proferidas alternadamente pelo Patriarca e pelos dois bispos auxiliares, sempre aos domingos, às 18h00, na Sé Catedral. A única excepção será 6 de Abril, data da entrada de solene do novo Bispo do Porto na diocese. Nesse dia, a Catequese Quaresmal será proferida peloDdeão do Cabido da Sé de Lisboa.

