in o Observador
Há uma app para definir uma lista de compras consoante as características dos hábitos alimentares de cada pessoa. O protótipo está a ser testado por mais de 70 idosos em Portugal e na Holanda.
O projeto foi desenvolvido em parceria com 16 instituições nacionais e internacionais
Uma equipa do centro de investigação Fraunhofer AICOS desenvolveu uma aplicação que, para prevenir a malnutrição da população idosa, recomenda planos alimentares de acordo com as necessidades nutricionais, preferências alimentares e estilo de vida de cada utilizador.
“Esta visa ser uma solução de apoio à nossa vida do ponto de vista nutricional, assente num sistema de recomendações alimentares”, afirmou esta quarta-feira David Ribeiro, um dos responsáveis pelo projeto, intitulado LIFANA.
Com um financiamento de 2,3 milhões de euros, o projeto, desenvolvido em parceria com 16 instituições nacionais e internacionais, integra uma aplicação que, “desenhada com e para idosos”, recomenda planos alimentares de acordo com as características especificas de cada um, tais como, preferências, cultura, estilo de vida e orçamento.
Em declarações à Lusa, David Ribeiro explicou que, a aplicação, que é ainda um protótipo e está a ser testada por mais de 70 idosos em Portugal e na Holanda, pode fazer um planeamento nutricional diário, semanal ou de apenas uma refeição.