9.8.23

Restaurantes esperam recuperar clientes após "quebras na faturação" durante JMJ

Fátima Valente com Cláudia Alves Mendes, in TSF


Peregrinos preferiram o fast food de cadeias internacionais, enquanto os restaurantes tradicionais perderam os clientes habituais.


Terminada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os empresários da área da restauração esperam pelo regresso dos turistas "afugentados" pelo evento, após uma semana de "quebras na faturação".


A PRO.VAR, a Associação Nacional de Restaurantes, não fez nenhum inquérito aos empresários, mas o presidente da associação, Daniel Serra, afirma, em declarações à TSF, que, "tal como se esperava", os peregrinos preferiram o fast food de cadeias internacionais à comida de prato e, no caso da restauração média-alta, registaram-se mesmo "quebras na faturação".


"Na restauração média-alta até houve uma perda porque [a JMJ] afugentou os clientes que eram habituais - clientes que têm um consumo de um ticket bastante mais alto", e também "afastou muitos turistas, que normalmente fazem uma frequência nos restaurantes com um ticket alto", explicou.


Os mais beneficiados acabaram por ser os proprietários de cafés e pastelarias e também os supermercados.

"A expectativa dos empresários da restauração não era alta - estamos a falar nos restaurantes tradicionais, não nos cafés -, obviamente os cafés e pastelarias tiveram um acréscimo de faturação", disse

Daniel Serra não esconde a "desilusão" sentida após as negociações sobre o valor do kit de alimentação dos peregrinos. O presidente da PRO.VAR defende que a quantia não era suficiente para despertar o "interesse" dos empresários.

"Entendemos que da parte dos empresários não houve grande interesse, primeiro porque o valor que ofereceram do kit era muito baixo. Nós tentamos negociar para um valor mais alto para Lisboa, portanto, 12 euros, no mínimo, e para o Porto, dez euros", esclarece, acrescentando ainda que o valor apresentado inicialmente foi "de cinco euros", tendo depois subido para "sete euros".

"Mesmo assim foi uma desilusão e ganhou outra restauração. Agora é recuperar porque houve um período de uma semana em que se notou uma quebra", remata.

Daniel Serra espera, assim, que os restaurantes em Lisboa e no Porto recuperem os clientes que se afastaram durante a Jornada Mundial da Juventude.