Samuel Silva, in Jornal Público
Um novo centro comercial de Guimarães abriu duas mil vagas para novos empregos a começar dentro de seis meses. O Espaço Guimarães criou uma bolsa de empregos através da qual pretende recrutar os colaboradores das suas lojas e, numa região que está a sofrer com intensidade o drama do desemprego, ainda antes da apresentação do sítio da Internet onde pode ser feita a inscrição, 1900 pessoas apresentaram candidaturas aos novos postos de trabalho.
A Bouygues Imobiliária e a Multidevelopment, empresas promotoras do empreendimento, estabeleceram um acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, contando com o apoio do Centro de Emprego de Guimarães para o recrutamento dos trabalhadores. Durante os próximos meses, os interessados podem inscrever-se no sítio da Internet do centro comercial, passando a constar de uma bolsa. Esta base de dados será posteriormente disponibilizada aos donos das 135 lojas que o centro comercial terá abertas.
O novo centro comercial vai ficar instalado numa antiga quinta em Silvares, à margem na estrada que liga Guimarães a Famalicão, e muito perto dos acessos às auto-estradas A7 e A11. Entra em funcionamento em Outubro. Com uma área bruta locável de 47 mil metros quadrados, o empreendimento inclui centro comercial, hipermercado e um retail park.
Os promotores prevêem que o o Espaço Guimarães permita também a criação de três mil postos de trabalho indirectos.

