por Locínio Lima, in Diário de Notícias
Enforcou-se ontem um recluso em Paços de Ferreira. É o terceiro do ano nesta cadeia
Três mortes por enforcamento foram já registadas este ano no Estabelecimento Prisional Regional do Vale do Sousa, vulgo Paços de Ferreira. O último caso registou-se ontem. Um jovem, cujos nome e idade os familiares quiseram manter sob anonimato, apareceu morto na cela pendurado pelo lençol. A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP), contactada pelo DN, confirmou a ocorrência, explicitando que "o recluso era assistido regularmente na consulta de psiquiatria, a última das quais a 1 de Julho".
Trata-se do nono suicídio este ano nas cadeias portuguesas. Em 2009 foram 16, quando em todo o ano de 2008 houve apenas sete.
Os números relacionados com este modo de acabar com a vida estão com tendência para aumentar, salientando-se a particularidade de no Estabelecimento Prisional Regional de Vale do Sousa se terem registado este ano três suicídios, um terço do total, e ainda uma outra tentativa de suicídio. Um familiar de um recluso, contactado pelo DN, mostrou-se muito preocupado. "Eles estão sempre a ser pressionados pela direcção." E explicitou: "Os que não estão em regime aberto são os mais pressionados. Querem que trabalhem muito." E adiantou: "É preciso fazer alguma coisa, pois já são muitos os suicídios. Quem tem familiares no estabelecimento prisional fica preocupado. Podem não aguentar a pressão."
A DGSP não adiantou pormenores sobre o caso, mas o sociólogo António Pedro Dores, da Associação contra a Exclusão pelo De-senvolvimento (ACED), adverte: "É urgente um diagnóstico da situação." Em seu entender, "há arbitrariedades no interior das prisões que devem de ser analisadas".