11.12.10

Apoio para alunos que mais precisam

in Jornal Público

Mais Matemática e Português para quem precisa

O Governo já tinha anunciado o fim do Estudo Acompanhado (EA) e da Área Projecto (AP). Ontem, José Sócrates esclareceu que EA continuará, embora não tenha especificado para quem. Assim, haverá dois tempos semanais para que os alunos aprendam a estudar, mas não só. Nas horas de EA, os professores têm que dar prioridade "obrigatoriamente" à Matemática; caso queiram, as escolas podem optar por dedicar esse tempo à Língua Portuguesa ou às Ciências. Quanto à AP, acaba mesmo.

Um tutor virtual para todos

A medida já tinha sido anunciada em Setembro, quando o primeiro-ministro divulgou a Agenda Digital 2015: a criação de um tutor virtual de Matemática. Ontem, José Sócrates voltou a relembrá-la, acrescentando mais informação: o sistema virtual de apoio será também para Português e Ciências, do 1.º ao 9.º ano. Os alunos terão à sua disposição recursos, em suporte digital, com actividades para fazerem. Para os professores serão disponibilizadas sessões para apoio ao uso dos recursos, utilização de computadores e quadros interactivos. Quanto aos pais, poderão acompanhar permanentemente o processo de aprendizagem dos filhos.

Reforço dos TEIP e Mais Sucesso

O Governo quer reforçar os programas para o sucesso escolar nas escolas com mais problemas de inclusão social, insucesso e abandono. São os estabelecimentos de ensino nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e os que foram abrangidos pelo programa Mais Sucesso, cerca de uma centena de estabelecimentos de ensino. Os primeiros têm fracos resultados escolares e problemas de comportamento e, por isso, as direcções promovem estratégias para contrariar o insucesso. Com as segundas, o Governo assinou protocolos para que desenvolvam projectos para a melhoria dos resultados escolares no ensino básico, com o objectivo de reduzir as taxas de retenção e elevar a qualidade e o nível de sucesso dos alunos. B.W.