3.12.10

Cadaval acolheu teatro-fórum sobre problemáticas sociais

in Jornal das Caldas

O cine-auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval serviu de palco, a 6 de Novembro, à realização do teatro-fórum “A Teia e os Outros”, que contou com a participação do Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra, numa iniciativa da Rede Europeia Anti-Pobreza, da qual o Município do Cadaval foi parceiro.

O Teatro do Oprimido trata-se de uma metodologia de teatro participativo, oriunda do Brasil, que consiste em tornar o teatro num instrumento eficaz na compreensão da realidade e na busca de alternativas para problemas sociais e interpessoais.

Uma das técnicas teatrais utilizadas é o teatro-fórum, que consiste em pôr em cena uma problemática, para depois ser debatida com o público assistente, no intuito de encontrar alternativas ou soluções. As peças são, normalmente, simples e curtas, abordando a realidade e convidando, em seguida, os participantes a exprimir as suas ideias para alterar o curso desta realidade, substituindo no palco um dos actores iniciais.

No Cadaval, os temas retratados em palco, pela dupla de actores Apolinário Messias e Hamilton Francisco, foram o desemprego, a toxicodependência e a violência doméstica.

No final da representação, a dinamizadora que neste tipo de teatro toma o nome de “Curinga”, convidou os espectadores a subirem ao palco, no sentido de se colocarem no papel de alguma das personagens, a fim de exprimirem as suas ideias e tentarem alterar a realidade apresentada. Assim, três elementos do público subiram ao palco e “vestiram a pele” dos personagens, tentando, à luz do seu entendimento, mudar o rumo da história.

Ainda que a plateia não tivesse ido além das três dezenas de pessoas, a iniciativa teve, no entanto, um balanço positivo, a julgar pela dinâmica conseguida e pelo grau de intervenção conseguido da parte do público.

A actividade enquadrou-se no Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social e no projecto “Sensibilização, Mobilização e Debate” e foi promovida pela REAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal, tendo o Município do Cadaval constituído uma das entidades parceiras.