in Terras do Vale do Sousa
A autarquia, em conjunto com a Rede Social, promoveu um conjunto de actividades relativas "A diferença na igualdade".
No dia 2, no Espaço AJE, teve lugar o workshop "Igualdade na Diferença", uma organização do Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIM - PD) da Câmara de Lousada, em parceria com a Rede Social local.
A iniciativa surgiu no âmbito das comemorações do dia Internacional das Pessoas com deficiência realizou um workshop para técnicos que trabalham nesta área do social e visou, sobretudo, abordar a temática dos benefícios da psicomotricidade nas pessoas com mobilidade reduzida.
A autarquia associou-se à comemoração do Dia Internacional da Erradicação da Violência contra a Mulher junto do comércio local, através da colocação de cartazes, entrega de panfletos, desdobráveis e outros documentos informativos em mais de 50 lojas do centro da vila e, ainda, junto dos munícipes na feira concelhia.
Na sexta-feira, dia 3, teve lugar o 1.º Fórum temático no âmbito do Modelo Estratégico de Intervenção Social, promovido pela Rede Social de Lousada.
O fórum contou com a presença de algumas entidades que constituem o Núcleo Institucional de Apoio (NIA), nomeadamente a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CCIG), a Associação Nacional do Micro-crédito (ANMC), o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e ainda a Rede Europeia Anti - Pobreza (REAPN). Estiveram presentes todos os técnicos de intervenção social deste concelho e ainda vários dirigentes.
O NIA tem como objectivos, entre outros, promover a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Operacional de Intervenção Social Integrada (NOISI) e desenvolver as competências técnicas dos profissionais que integram este núcleo.
É na prossecução destes objectivos que se desenvolveu o 1º Fórum. Por ser o primeiro foi solicitado ás entidades participantes que apresentassem quais as suas responsabilidades bem como o trabalho desenvolvido até então, de forma a que os técnicos e instituições que integram a comunidade social local ficassem a conhecer melhor os seus parceiros, por forma a garantir uma melhor articulação e promoção de formação para o próximo ano.
Homenagem aos voluntários do Banco Local de Lousada
Ainda no seguimento das diversas iniciativas realizadas no âmbito da "Diferença na igualdade", a autarquia assinalou no passado domingo, dia 5, o Dia Internacional do Voluntário, numa acção conjunta com o Banco de Voluntariado de Lousada.
O Espaço AJE, local onde está sedeado o Banco de Voluntariado recebeu os voluntários e entidades promotoras. Os 36 voluntários que estão a desenvolver actividades no concelho e foram homenageados, bem como as nove instituições onde estão a ser desenvolvidos os projectos de voluntariado.
Os voluntários receberam o seu cartão identificativo como pertencente ao Banco de Voluntariado de Lousada. Também as entidades promotoras foram agraciadas com uma placa para colocarem em destaque na sua instituição. As entidades promotoras homenageadas foram a Junta Freguesia de Lustosa, Junta de Freguesia de Nogueira, Junta de Freguesia de Silvares, Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo, Casa do Povo de Caíde, Juventude Hóquei Clube, Associação Despertar Vilar do Torno e Alentém, Associação ao Encontro das Raízes e Associação de Cultura Musical de Lousada.
A tarde contou ainda com o lançamento do primeiro número do Banco Local de Voluntariado de Lousada, com o novo endereço electrónico bancovoluntariadolousada@gmail.com.
A Vereadora da Acção Social, Cristina Moreira, destacou que "o contributo dos voluntários é extremamente importante para que as instituições funcionem. Muitas vezes estas pessoas disponibilizam o tempo da sua vida para se dedicarem aos outros".
A homenagem que a autarquia efectua a estas pessoas é muito justa e pretende ser somente um modo de agradecimento da grande dedicação que todas estas pessoas e também das entidades promotoras que recebem os voluntários"
No culminar destes dias em que a Rede Social de Lousada promoveu a iniciativa "Diferença na Igualdade" esteve patente uma exposição subordinada ao tema "Movimento Sénior", em que os voluntários, instituições e utentes destes espaços foram os protagonistas. A mostra de trabalhos esteve patente no domingo e na segunda-feira.
__________________________________________________________
2011 - Ano Europeu das Actividades Voluntárias
No próximo ano assinala-se o Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa, pretendendo incentivar e apoiar através do intercâmbio de experiências e de boas práticas, os esforços desenvolvidos pela comunidade, pelos estados-membros e pelas autoridades locais e regionais, tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na União Europeia e aumentar a visibilidade dessas actividades de voluntariado.
Com a comemoração do Ano Europeu do Voluntariado pretende-se trabalhar para quatro objectivos principais que passam por criar um ambiente propício a um ambiente facilitador do voluntariado na União Europeia, capacitar as organizações de voluntários e melhorar a qualidade do voluntariado, premiar e reconhecer o trabalho voluntário e aumentar a consciencialização do valor e importância do voluntariado.