4.12.10

Projectos tecnológicos da região centro recebem 66 milhões de euros do QREN

Por André Jegundo, in Jornal Público

Os 35 projectos apoiados pelo Feder correspondem a 107 milhões de euros de investimento


Trinta e cinco novos projectos científicos e tecnológicos de institutos e universidades da região centro vão receber um apoio de 66 milhões de euros no âmbito do programa Mais Centro do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). "É o maior apoio alguma vez dado ao sistema científico e tecnológico desta região", declarou ontem o presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, Alfredo Marques, na cerimónia em que foram assinados os contratos de financiamento dos 35 projectos.

Entre as instituições que vão beneficiar dos apoios estão as universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior e institutos politécnicos e centros tecnológicos como o das indústrias têxteis e vestuário e o da cerâmica e do vidro. Estes projectos integram o eixo de apoio do QREN às infra-estruturas científicas e tecnológicas e correspondem a um investimento global de 107 milhões de euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) de cerca de 66 milhões de Euros.

Vantagem competitiva

"É absolutamente visível em todos os indicadores que a região Centro está hoje a tirar um partido muito forte do QREN e isso resulta da dinâmica muito forte que se verifica na região em praticamente todos os sectores da economia e da sociedade -- nas autarquias, nas empresas, no sistema científico e tecnológico, nas outras instituições", declarou Alfredo Marques, que é também o presidente da comissão directiva do programa Mais Centro.

Segundo Alfredo Marques, a execução do QREN na região centro está a acontecer "num bom ritmo" e o total de fundos aprovados é hoje de "3,5 mil milhões de euros". De acordo com o responsável pelo programa Mais Centro, em termos de distribuição de fundos, este encontra-se em primeiro lugar no programa Factores de Competitividade, estando também "bem colocado" no programa operacional dedicado ao Potencial Humano.

O ministro da Economia, Vieira da Silva, também marcou presença na sessão e enalteceu a importância dos projectos que vão ser apoiados, "muito orientados para os factores que representam vantagens competitivas para a região centro".