in Jornal de Notícias
A Confederação de Comércio e Serviços propõe que o pagamento de indemnizações aos trabalhadores em caso de despedimento deve ser feito a prestações.
"As empresas que querem fazer reestruturações por vezes têm dificuldades de tesouraria com a agravante de neste momento ser difícil de ir buscar dinheiro à banca. Um dos pontos que propomos é que seja estruturada uma solução a prestações", disse o presidente da CCP.
Questionado sobre uma eventual crise política, João Vieira Lopes disse que uma situação de instabilidade política coloca interrogações sobre a viabilidade dos acordos.
"A situação actual do país exige um governo com uma base de apoio alargada e neste momento não existe", disse.
Os parceiros sociais têm vindo a realizar reuniões em sede de concertação social desde 6 de Janeiro para discutir a Iniciativa para a Competitividade e Emprego e também reuniões bilaterais com a ministra do Trabalho, Helena André.
Os eixos essenciais deste pacote são competitividade da economia e apoio às exportações, simplificação administrativa e redução dos custos de contexto para as empresas, competitividade do mercado de trabalho, reabilitação urbana e dinamização do mercado de arrendamento, e combate à informalidade, fraude e evasão fiscal e contributiva.