in Destak
Alunos de cerca de 80 escolas de todo o país colocaram hoje narizes de palhaço para angariarem fundos para uma instituição de solidariedade social que semanalmente leva alegria a crianças hospitalizadas.
No “primeiro de muitos dias do Nariz Vermelho”, que a partir de hoje se comemora a 07 de abril, os doutores palhaços trocaram os hospitais pelas escolas.
“Num país que precisa de alegria e otimismo, as escolas estão a dar um exemplo incrível ao angariarem fundos para que o trabalho dos doutores palhaços continue todas as semanas nos hospitais pediátricos”, disse hoje à agência Lusa a presidente da Operação Nariz Vermelho, Beatriz Quintella.
Este ano, o Dia do Nariz Vermelho foi comemorado em cerca de 80 escolas de todo o país e envolveu mais de 30 mil alunos, mas Beatriz garante que para o ano “serão muitos mais a colocarem o nariz vermelho e a darem o exemplo aos adultos”.
“Eles recordam que é importante ter solidariedade social, criatividade e lembrarmo-nos de quem precisa”, afirmou.
Na Secundária da Ramada, em Odivelas, a ideia de levar o Dia do Nariz Vermelho para a escola partiu dos alunos do 8.ºG, na altura em que nas aulas de Inglês estudavam o tema da solidariedade.
O “bichinho” foi passado às outras turmas do 8.º ano e juntos organizaram durante o dia de hoje vendas de t-shirts e narizes vermelhos, palestras de sensibilização nas salas de aula e um logótipo humano.
Vestidos com t-shirts brancas, vermelhas e pretas, cerca de 70 alunos formaram a imagem de marca da Operação Nariz Vermelho, uma cruz sorridente com um nariz de palhaço e um estetoscópio, sob o olhar atento de dois doutores palhaços.
A Operação Nariz Vermelho é uma instituição privada de solidariedade social oficialmente constituída em 2002.
“Um nome comprido para dizer uma coisa muito simples: levamos alegria às crianças hospitalizadas todas as semanas, o ano inteiro”, descreve Beatriz Quintella.
A associação conta com uma equipa de 20 doutores palhaços profissionais e visita cerca de 40 mil crianças por ano.

